Música, cultura e repertório

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Música, cultura e repertório
                                   
É importante que as crianças entendam a música como uma modalidade artística de expressão das sociedades em diferentes épocas e lugares

O contato com a música é imprescindível desde os primeiros anos da Educação Infantil. A partir do 1º ano do Ensino Fundamental, no entanto, é possível propor que as crianças comecem a compreender a música enquanto linguagem dotada de sentido, uma forma de expressão dos povos em diferentes épocas e lugares.

Por isso, no trabalho com as séries iniciais é fundamental que se apresentem obras de diversos artistas e gêneros, produzidas em períodos distintos da história - desde a música barroca, por exemplo, até as canções do nosso folclore regional, parlendas e cantigas de roda. A formação do repertório (que influi diretamente na construção do gosto da criança) passa pela audição de músicas dos mais diferentes tipos, pela experimentação de apresentações musicais e artísticas de comunidades e pela apreciação da produção musical de diferentes regiões do país, consideradas em sua diversidade.

Nas séries iniciais, as crianças precisam se familiarizar com diferentes ritmos e estilos e compreender a importância da música para as civilizações. Por isso, você deve colocar a turma em contato com diferentes fontes de registro e preservação da produção sonora, como as partituras e os discos, por exemplo. É essencial que as crianças conheçam os recursos disponíveis para ter acesso e divulgar a música em diferentes espaços.

Outro ponto importante é propor situações para que, até o final do 2º ano, os alunos possam reconhecer a forma, o som e algumas características comuns aos diferentes instrumentos. Abra espaço nas aulas para que as crianças tragam as músicas e os instrumentos que conhecem. Uma boa atividade é montar um painel na sala com as imagens dos instrumentos, agrupados pelas famílias - cordas (violino, viola, violoncelo, contrabaixo), madeiras (flautas, oboés, fagotes), metais (saxofone, trompete, trompa, trombone) e percussão (chocalhos, tambores, triângulos, xilofones) - ou pelo som - instrumentos de som grave e de som agudo, por exemplo.

Usar instrumentos de verdade nas aulas também é muito importante. Mesmo que você não saiba tocá-los, você pode convidar um músico para ir à escola fazer uma demonstração. Outra alternativa é usar discos que mostrem o som dos instrumentos.

Vale lembrar: as aulas de música, mesmo quando ministradas pelo professor unidocente, não devem ser pautadas apenas pelas canções de comando, como "meu lanchinho, meu lanchinho...", ou pelas datas comemorativas. É preciso que as crianças compreendam a importância da linguagem musical para a expressão humana.

Quando ensinar
Maria José de Gouvêa - 
Sou Professora de arte em Campos do Jordão. Trabalho na prefeitura da cidade e no ano passado trabalhei com meus alunos a teoria musical através de jogos musicais e quem queria aprender algum instrumento ensinei a tocar flauta doce e quem já estava em algum curso instrumental como violão,traziam os violões nas aulas de arte. No final do ano fiz exposição dos jogos usados em sala de aula. Os jogos foram confeccionados por mim porem com as idéias dos próprios alunos dos 4s e 5s anos. Quem pretende conhecer mais meu trabalho me escreva: mary_joegouvea@yahoo.com.br

Marlene da Silva

Olá, estou no último ano do curso de formação de Docentes e preciso fazer alguns planos de aula na disciplina de artes, eu quero trabalhar com música porém creio que faltam algo para a conclusão desses planos, uma vez que eu nunca fiz nem participei de nenhuma aula ou curso voltado para essa área...Então,peço que por gentileza caso alguém tenha mais conhecimento nesse quisito me informe por favor, desde já agradeço!!!
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